Versão ALPHA! Este artigo está em versão 'Alpha' e, portanto, não foi ainda revisado corretamente

Find

Introdução

Em algumas situações podemos não contar com a ajuda de um ambiente gráfico junto de uma IDE para nos auxiliar na busca de um arquivo fonte para uma rápida alteração, neste tipo de situação é de suma importância saber como utilizar ferramentas unix como find.

Procurando arquivos

Imagine que é preciso realizar uma pequena correção em um arquivo html chamado MyPage.html que se encontra em um servidor linux do qual temos apenas acesso ao terminal e nada mais, sabemos que o mesmo se encontra no diretório /usr/local/www diretório padrão para aplicações em um servidor [Apache] (http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache).Imagine o tempo que seria gasto para encontrar este arquivo! O que fazer ?

Utilizando o find

Uma maneira bem rápida de se buscar arquivos via linha de comando seria utilizando o comando find que busca um determinado arquivo dada uma série de parâmetros, atente a sintaxe do comando:

$find /diretorio/do/arquivo -name "nome_do_arquivo"

Após a execução da linha acima o terminal informaria na próxima linha o caminho completo do arquivo, caso o mesmo realmente esteja contido no diretório especificado.

Em nosso exemplo nossa busca ao arquivo html seria análoga a

$find /usr/local/www/ -name "MyPage.html"

Abaixo teríamos o caminho completo do arquivo desejado, lembrando que o find pode retornar mais de uma localização, pois pode existir mais de um arquivo chamado MyPage.html, atente a saída do terminal.

/usr/local/www/httdocs/MyPage.html
/usr/local/www/httdocs/objectos/MyPage.html
/usr/local/www/httdocs/objectos/dojo/MyPage.html
/usr/local/www/httdocs/objectos/dojo/web/MyPage.html

Em seguida basta editar o arquivo desejado utilizando o vi.

$vi /usr/local/www/httdocs/MyPage.html

 
 

objectos, Fábrica de Software LTDA

  • R. Demóstenes, 627. cj 123
  • 04614-013 - Campo Belo
  • São Paulo - SP - Brasil
  • +55 11 5093-8640
  • +55 11 2359-8699
  • contato@objectos.com.br